Cultura

com manifestações culturais como a capoeira (luta e dança), o reggae (estilo musical) e o rastafári (doutrina religiosa que prega a superação da opressão contra os negros e considera a Etiópia, país da África, sua nação sagrada).

 

O Reggae é um gênero musical que tem suas origens na Jamaica.

As letras das músicas de reggae falam de questões sociais, principalmente dos jamaicanos, além de destacar assuntos religiosos e problemas típicos de países pobres.

O reggae recebeu, em suas origens, uma forte influência do movimento rastafari, que defende a ideia de que os afrodescendentes devem ascender e superar sua situação através do engajamento político e espiritual.

Os jamaicanos conservaram o gosto pelos contos popularespela música e pelas crenças religiosas de seus antepassados africanos. Isto explica que na ilha sejam professados ao redor de cem cultos diferentes. São muito supersticiosos e acreditam nos espíritos (duppies). Para se proteger deles, dispõem de todos os tipos de artimanhas. Do mesmo modo, abundam os curandeiros, que aplacam com seus sábios conjuros os males de seus concidadãos. Também convém dizer que os jamaicanos cultivam o humor e as brincadeiras, assim como encaram tudo com certa distância e filosofia.

O culto mais conhecido da Jamaica é o rastafari, devido à sua forte vinculação com a música reggae, seucaracterístico aspecto e indumentária exterior, suas madeixas de cabelo entrelaçados cobertas com gorros(tams) e com as cores das bandeiras da Etiópia e da Jamaica (vermelho, amarelo, verde e preto), que para eles têm um grande valor simbólico e inclusive mágico. Muitos rastafaris também fumam uma grande quantidade de GANJA (maconha) para ajudar a meditar e relaxar, fato que contribuiu para criar certa reputação negativa. Outros cultos próprios são o Pocomano, religião que gira ao redor do espírito ou o remine, uma crença que nasce na África. Também há pequenos grupos vinculados ao islamismo (sunita), judaísmo e hinduísmo, assim como seitasanimistas como o vodu. No entanto, 80% dos jamaicanos são cristãos.

arte jamaicana tem influências das culturas indígenas, européias, africanas e aruaques. As pinturas jamaicanas destacam-se pelas suas cores brilhantes e linhas marcadas. Os fabricantes de barro, tecidos, conchas, canudinhos, madeira e pedras semipreciosas, exibem suas peças em feiras ao ar livre e em pequenas galerias.

A música mais popular é o reggae, com seus diferentes estilos e misturas: dub, dance hall, raggas, raggamufin, early reggae ou reggae roots, conhecidos em grande escala através do jamaicano Bob Marley que, por meio de sua música, aprofundou e tornou conhecida uma cultura que repercutiu mundialmente. O primeiro destes gêneros foi o ska, “pai” dos seguintes, e a criação deste gênero é atribuída aos The Skatalites.

Quanto à organização familiar, possuem costumes um pouco excêntricos, as famílias podem estar divididas emmatrilinear, onde a mulher cria seus filhos na casa de sua mãe; consuetudinário, uma união que prescinde de contratos ou sanções de qualquer culto e a união entre homem e mulher, que é um compromisso provisório. Geralmente as pessoas que se casam legalmente são de melhor nível econômico e, por sua vez, a cerimônia lhes proporciona prestígio.

 
 
 

DADOS CULTURAIS E SOCIAIS:

Composição da População: afro-americanos 74%, eurafricanos 14%, indianos 1%.

Idioma:  inglês ( Língua oficial)
Religião: cristianismo 52,1%, rastas 4%, sem filiação e outras religiões 43,9%
Esperança de vida: 73 anos
Analfabetismo: 20%